sexta-feira, 20 de abril de 2012

O dia em que me perdi na UFF

Qual calouro nunca se perdeu na confusão de distribuição das salas da UFF? Reformulando, que aluno de ENFERMAGEM nunca se perdeu na UFF?
Para você que quer entrar na Federal Fluminense pense duas vezes antes de entrar. Vamos lá, pontos positivos: 
-Ótimo reconhecimento pelo MEC. Professores com pós-doc.Vários incentivos à pesquisa, extensão. Bandejão. Prestígio nacional e internacional. Projetos de mobilidade (nacionais e internacionais). Etc.
Pontos negativo:
- A UFF tem vários campus, porém cada um fica em um lugar diferente da cidade, então você tem que ANDAR muito de um lugar pro outro.
Mas como a federal é sempre vantajosa, até o ponto negativo é bom, porque você nem vai precisar de academia.
Eu, como sempre, não fiquei fora dos que se perderam.
Foram dois fatos importantíssimos relacionados ao meu engano territorial. O primeiro eu conterei hoje:

  -O dia em que não encontrei o Biomédico para uma aula que nem era lá - 

Era a minha primeira aula de biofísica, e me disseram que a aula era  no biomédico, e o biomédico era no Valonguinho. Lá vai eu, o calouro burro, sem nenhum conhecimento de Niterói, procurar o lugar da aula. Chego em frente ao valonguinho e pergunto: "Oi, você sabe onde acontecem as aulas de biofísica? Da Enfermagem?", e todos respondem "Não". Resolvo mudar a tática, e pergunto onde é o biomédico. Uma garota simpática me informou assim "Você pode ir pelas escadas por dentro do Valonguinho, que é o meio mais dificil, ou pode ir pela rua mesmo. Vai direto e vire na primeira a sua esquerda, continua reto e vai encontrar o prédio do Biomédico!"
Muito prestativa essa garota (descubro tempos depois que tomaria raiva da cara dela, aquela do marxismo de cabelo curtinho, rs), me ensinou direitinho, só se esqueceu de dizer que a rua bifurcava e não disse em que direção eu devia seguir. Em qualquer situação em que tenho que escolher entre um ou outro acabo sempre escolhendo o errado, por isso prefiro ter mais opções. Fui pela direita, e andei, andei, andei, e finalmente comecei a visualizar estudantes. Estava no campus da Praia Vermelha!. Quem é da UFF sabe que é muito longe do biomédico, e vai por mim, eu sei o quão longe é. Eu que estava adiantado pra aula quase meia hora, agora estava atrasado dez minutos. Uma outra garota muito legal me fez o favor de me dizer onde era o biomédico, pontos de referência e tudo mais. Consegui chegar lá, todo molhado de suor, mas cheguei. Pergunto para o porteiro se ele sabia onde era a aula de biofísica, ele me recomendou ir na secretaria e perguntar. Gente, a aula não era lá. Me recomendaram voltar na escola de enfermagem e me informar direito. Isso nunca! Eu já estava com cara de derrota, mas eu estava obstinado a chegar na aula. Pensei: A aula não é na EEAAC, não é no Biomédico, não temos aula no gragoatá, muito menos na medicina ou na praia vermelha, então só pode ser no Valonguinho, mas onde?
Lá vai eu pro Valonguinho. Vasculhei prédio por prédio do lado direito da entrada, passei pela Biologia, Quimica, Morfologia. Um espírito infeliz me disse que o prédio de física era na Praia Vermelha, ignorei. fui na biblioteca do Valonguinho e um guarda muito inteligente, e mandado por Deus, me disse que existia um prédio lá no fim do Valonguinho (estamos falando de um morro) que se chamava Física velha, e que tinha aula lá de vários cursos da saúde. Aleluia, uma informação. Lá vai eu, gordo, cansado, suado, e morrendo de raiva, passo por todos os lugares que já havia passado antes e descubro que virando mais um pouquinho a rua se erguia um prédio quase escondido. Fui subindo o morro e orando assim "Meu Deus, Tu sabes!" Não tinha mais forças nem pra orar em pensamento. Mas Deus existe é bom comigo, era aquele prédio. Pulei de alegria quando li que a turma de Biofísica do curso de Enfermagem tinha aula na sala 9. 
Entrei  muito alegre na sala 9, e fiquei mais alegre quando descobri que a temperatura da sala estava quase abaixo de zero (exagero). Quando entrei na sala, quase uma hora atrasado, senti vários olhos me olhando intrigados, e até hoje fico imaginando o que eles pensaram de mim naquele dia. Sentei-me, tirei o caderno pra fora e comecei a anotar a aula, quando alguém virou pra mim e disse, sua sala não é essa!
Não acreditei e perguntei a professora. Ela confirmou. Mas para a minha sorte, minha turma era na sala ao lado. Mas a vergonha que eu passei, o gasto de ATP, o tempo perdido, enfim... Esse blog não sobreviveria sem esses momentos.
O pior foi o pessoal rindo da minha cara depois que contei a história.

#FICA A DICA :  "CalourosSempre utilize um mapa na UFF, serve o do Google"


Nenhum comentário:

Postar um comentário