quinta-feira, 24 de maio de 2012

A greve

Desde já me desculpo se porventura ofender a alguém , ou a sua ideologia. Infelizmente, logo no meu primeiro período, estou tendo que enfrentar uma greve. Isso mesmo, greve dos docentes, ou seja, aula nas férias. Que eu seja bem claro: Sou a favor da greve justa, sempre! Sou a favor das diretrizes desta greve, os alunos da UFF também, por isso aderiram o movimento e também deflagraram greve. O que me deixa enfurecido com tudo isso é que mesmo após a greve ter sido aprovada, existem professores que não aderem e dão aulas normalmente. O pior são os alunos que acham que possuem visão crítica acerca do assunto, mas não possuem, e que se sentem ameaçados por esses professores que não aderiram a greve, mesmo tendo deflagrado a greve estudantil.
"A greve segundo o texto da Lei 7.783/89 é a suspensão coletiva, temporária e pacifica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador. Essa paralisação coletiva das atividades dos trabalhadores tem como objetivo exercer pressão, visando à defesa ou conquista de interesses coletivos, ou com objetivos sociais mais amplos."
Greve é atitude, não é simplesmente dizer estou em greve e ficar se preocupando com o que está perdendo não tendo as aulas. O objetivo maior da greve deve ser alcançado, e isso tem um custo, para os alunos, para os professores e principalmente para o Governo.
Na posição de aluno tenho que lamentar o fato de ter que estudar no período de férias, mas ainda assim prefiro estudar nas férias TODAS as matérias, a estudar agora 1 matéria e nas férias o restante delas.
Isso seria óbvio pra qualquer um. Mas não é!
Caros leitores, com já sabem, eu sou mineiro, tenho gastos elevados para estudar longe da minha casa. Os prejuízos da greve são relativamente superiores pra mim, do que para os alunos que moram em Niterói, ou não pagam república. Então, se é pra fazer a greve, vamos fazer direito, vamos lutar junto com os professores em prol da causa. Lembrem-se: Se a greve está acontecendo é porque a situação não está boa. Vamos melhorar isso para não ter que acontecer uma nova greve.
Aos meus companheiros de turma: Vamos lutar para bem coletivo! Sem egoísmos, vamos analisar todos os pontos, prol's e contras, e decidir o que é viável para todos, sem esquecer que somos um time.
Aos docentes: Para os que aderiram a greve, espero sinceramente que ela acabe logo, com seus objetivos alcançados, e que façam valer a melhoria das condições de trabalho da profissão, dando uma atenção maior para a arte de ensinar.
Peço desculpas novamente aos que porventura ofendi, mas deixo bem claro que tenho uma opinião, e posso tirar minhas próprias conclusões, não necessito de discursos bonitos e vazios de sentido. 

#FICA A DICA: Questionem-se sempre! Será que realmente vale a pena?



Nenhum comentário:

Postar um comentário